Volkswagen apresenta seu carro autônomo

As montadoras de automóveis estão cada vez mais empenhadas em produzir o carro autônomo mais completo do mercado. Marcas do mundo inteiro entraram nessa corrida na tentativa de se destacar entre tantos concorrentes. 
Quem apresenta seu produto desta vez é a Volkswagen, que chega com o Sedric, abreviação de Self Driving Car. Ele não tem volante, câmbio ou pedais. Seu funcionamento é parecido com o do veículo da Google, onde o passageiro não precisa fazer nada que não seja indicar o destino, sentar e esperar.
Além da autonomia total, o Sedric também é 100% elétrico e pode ser chamado através de aplicativo – onde o passageiro apenas indica o local para onde quer ir – ou controle remoto de botão único – que é mais cômodo para portadores de necessidades especiais, já que indica que o veículo chegou através de som e luz piscante. 

O CEO da Volkswagen apresentando o Sedric. | Imagem: Fortune

Outro diferencial está nas janelas, que são feitas de uma tela de alta resolução com realidade aumentada. Isso quer dizer que elas se transformam em uma central multimídia, ou seja, os passageiros poderão ver vídeos e séries enquanto viajam, vão ao trabalho, etc. Se preferir, também há a opção de escurecer as janelas e criar um clima mais relaxante. 

As janelas de alta resolução do Sedric, da Volkswagen. | Imagem: Divulgação

O Sedric ainda é um modelo conceitual sem previsão para chegar às ruas. Ele pode ser usado como carro particular ou compartilhado e apesar de ser elétrico, sua capacidade de aceleração e desempenho da bateria ainda não foram divulgados.